terça-feira, 1 de novembro de 2016

EU NÃO CELEBRO A MORTE








Eu não celebro a morte. Celebro a vida. Porque tu és vida e não morte. Deixaste teu corpo ali depositado por nós, mas caminhas todos os dias ao meu lado. Sabes disso. O que acaba aqui, na terra, continua no além dos espíritos onde te passeias em anjo olhando por nós. E eu sinto-te tanto… Como podem celebrar a morte se dizem que a vida nunca acaba. Não entendo.

Por cada ano que passa, é mais um aniversário de vida espiritual. O TEU aniversário. De vida não de morte. Por isso pai, não vou nunca  festejar este dia, nem o outro em que partiste sem te despedir. Porque continuas aqui, como sempre, dentro e fora de mim. A iluminar cada passo meu. A proteger cada dia. A aconselhar no silêncio das nossas almas. A secar minhas lágrimas quando elas caem. A acudir por mim quando te chamo. E tu vens… Basta pousar meu olhar no teu… e tu vens. Foi assim durante um ano. Vai ser assim pelo infinito até ao reencontro.

Porque eu não celebro a morte que não existe. Celebro a vida que há em mim, de ti...

sexta-feira, 24 de junho de 2016

QUANDO EU PARTIR







Quando eu partir, não chores. Sorri. Pensa na paz que alcancei, no fim que é apenas mais um princípio. Recorda que vou ao encontro de quem amo. Que não parti. Que continuo ali. Não. Não chores. Apenas sorri.

Nesse dia, põe a minha musa preferida a tocar. E canta baixinho “Imortality” em vez de rezar. Não serei jamais defunto, serei vida que vais perpetuar.  E no teu canto, vou lá estar. Veste-me de branco cor de luz e deposita junto de mim todos os melhores momentos vividos, abraçada a quem mais amei. Cobre-me depois com rosas, brancas… Tu sabes o quanto gosto de rosas, não sabes? São as que melhor me definem: delicadamente belas e perfumadas, ao mesmo tempo, espinhosas e fortes. Imortaliza-me naquele perfume. Naquela flor. Naquela cor...

Quando eu partir, não ostentes. Que tudo seja do mais simples, sem grandiosidade, sem destaques. Quero ir como vivi. Discreta sem deslumbramentos. E deposita-me junto do meu melhor amigo. Temos muito para conversar...

Quando eu partir, procura-me nos rostos de felicidade de quem ajudas, nos abraços das pessoas que afagas. Estende a mão sempre que vires alguém mendigando. Doa parte do pouco que temos aqueles que nada têm. E nos sorrisos desses que ajudares, lá estarei, através deles, a te abraçar...

E vais ver que não parti. Que estou ali. Por isso sorri.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

DIÁRIO DO MEU BEBÉ





22 Novembro de 2005


Navego pela Internet á procura de informação sobre a amniocentese… quero saber tudo sobre este exame para ter a certeza da decisão que vou tomar junto da minha médica. Sabes, ainda não te conheço, mas já me preocupo tanto contigo… Que estranho… Há tanto pouco tempo não imaginava que ía ser mãe de novo… e cá estás TU! Foi tão fácil apesar da minha idade que só posso imaginar que é sinónimo de saúde!

O meu calendário de gravidez diz que hoje estás a formar o teu pequeno pénis ou clitóris… Seu maroto, tão novinho e já a pensar no sexo! Não tinhas mais coisas a fazer primeiro?! O.K. tinhas que ter semelhanças com o teu pai… bem e se fores como ele, serás uma ternura… e lindo de morrer!!

A tua mana mais velha hoje cumprimentou-te com palmadinhas na minha barriga e falou contigo… Embora não estivesse á espera da tua vinda, aceitou-te com muito amor.

A tua mana mais nova, embora já lhe tenha dito que tu vens aí, talvez por não ver ainda uma barriga crescida, não fala de ti… Mas também só tem 5 anos e enquanto eu não “engordar” a sério, ela não terá a noção do que se está a passar! Vamos esperar mais um pouco pra ver…

O teu pai, tem andado distante de mim… rabugento… de mau humor… Diz que é por culpa minha porque não lhe dou atenção… Já lá vai uma semana que ando triste porque sinto que não sou compreendida. Afinal a gravidez altera-nos as hormonas. Hoje temos muita vontade disto… amanhã não temos vontade de nada… mas os nossos afectos são sempre os mesmos. O amor nunca se altera, só fortalece. Desde que soube que estavas dentro de mim, que sinto que o meu amor cresceu e que o amo ainda mais e mais! Mas ele acha que não… e quanto mais me atinge com palavras, mais triste fico… mais me fecho na minha conchita sem vontade de lá saír. Afinal não é fácil ouvir o homem que amamos dizer que já se “conformou” com isto e com aquilo deixando entender que baixamos muito nas expectativas como mulher…
       
Bem e TU com os teus 6,5 cm não deves estar a entender nada disto!!  Pois…



23 Novembro 2005

Acordei com uma sensação estranha… és tão quietinho, tão sossegado que chego a ter dúvidas que estás aí!!   Não enjoo, não tenho indisposições e faço um dia a dia como se não existisses. Pela primeira vez tenho desejo (que não é nada normal) de ver crescer esta barriga!    Vê lá tu que desejo ser “gorda” pra te ver melhor!! Só posso estar a avariar da cabeça!! Mas é por uma boa razão…

Sabes nunca achei as grávidas bonitas, mas agora olho pra elas com ternura e desejo de estar assim… (meu Deus isto está mesmo a afectar-me!!!)

O teu papá anda mais bem disposto… Que bom porque o que mais preciso agora são de mimos. Vai-se lá saber porquê (coisas de grávidas), sinto-me mais fragilizada e tudo mexe comigo. Tenho os sentimentos á flor da pele…

Ando a ver nomes pra ti na net… Meu Deus há cada nome mais bizarro!!! Não é uma tarefa fácil, acredita… Queremos que seja algo especial e diferente sem ser “estapafúrdio”!! Já temos uma lista de probabilidades mas não to digo já porque ainda não está decidido. Afinal isto é um trabalho moroso em que toda a família está empenhada em ajudar.  A tua mana mais velha já está a pesquisar nos deuses e deusas gregas… entre outras coisas… quem sabe não surge algo muito bonito.

 A ver…

Ah! O papá hoje trouxe-te chocolate quente!! Que delícia! Presumo que te deliciaste como eu, não ?! Pelo menos não reclamaste. Bem se continuares a portar-te assim, prometo que te vou dar a saborear muitas mais coisas boas… Quem sabe o papá com os seus dotes de culinária não dá uma ajudinha…  aquela tarte de natas com frutos… meu Deus… meu Deus…  Logo que o convença, dou-te a provar o.k?




24 Novembro 2005

Estive á conversa com a tua mana mais velha na cozinha… sabias que foste “feito” no mesmo mês que ela e exactamente 20 anos depois? Ainda, se não te atrasares na tua saída pró mundo, vais ser do signo GÉMEOS como ela!! Bem, diz lá se não é uma bela coincidência? Uma coisa eu tenho a certeza, vais adorá-la… tem umas “luasitas” de vez em quando mas olha, vai por mim, é só saber a que “horas e dias” a lua passa, esperar, que ela com a mesma rapidez em que entra, sai e volta tudo ao normal. Com ela vais poder falar sobre quase tudo (é uma enciclopédia ambulante), tem assunto interessante, é muito conversadora e sensível. Sempre que precisares, ela vai correr a ajudar-te: é muito prestável! Bem, pr’além de perceber de quase tudo, desde carros, a computadores, jogos virtuais… vais gostar muito dela!

Voltando á tua mana mais velha, ela ontem estava curiosa pra saber se eu queria que tu fosses rapaz ou menina. Sabes, o que lhe disse foi que gostava de “experimentar” ser mãe de um menino (só tenho gajas!!), mas que ter outra menina seria igualmente maravilhoso! Coitado do teu papá se isso acontecer… 4 mulheres em casa é dose!!! 4 mulheres a falar pelos cotovelos, 4 sídromes pré-mentruais, camiões de gajos á porta pra namorá-las… Mas eu sei que ele não se importa que seja assim. Ele não resiste a tantas belas mulheres…

Voltei a tocar no assunto com a tua maninha mais nova… acho que ela continua em “transe”… ou ainda não se apercebeu que o que vem aí é mesmo real (TU REALMENTE JÀ EXISTES) ou já está a fazer contas á vida do tipo, bem agora já vou ter que partilhar os meus brinquedos, a minha mamã, o meu papá… a atenção da minha mana… Ai, Ai…

No meu calendário de gravidez diz que hoje tas a formar o períneo… PERÍNEO?!!! Não faço a mínima do que seja… e TU porque ainda não chegamos á boca, também não mo podes dizer… vou mesmo que ter que ir ao dicionário…  




28 de Novembro de 2005


Sabias que hoje deixas-te de ter cara de feijão?!! Pois é, nesta data já formaste o teu rosto e tens agora um aspecto humano… que bom, já não és vegetal!!

Este fim de semana não aconteceu nada de especial… como todos os fins de semanas…  Pela primeira vez senti dores… fiquei preocupada e comentei com a tua mana mais velha… tenho de ter mais calma… não me posso enervar tanto… mas ás vezes não é fácil… pensava que neste estado de graça, á minha volta iria haver um esforça nesse sentido… mas não. É como se eu não estivesse grávida… as coisas á minha volta acontecem como sempre… não sinto nada de especial… Bom se calhar estão a deixar os miminhos para quando nasceres…

E TU continuas tão quietinho que ás vezes tenho medo que isso seja mau sinal… Nem sinto que estás aí… Não sinto gravidez nenhuma… Será que vais ser assim cá fora?! Bem, a ver vamos…






29 Novembro de 2005


Não fiques assustado com o que te vou dizer… mas estou a ter uma gravidez muito triste… Não é por tua causa, até porque és tão sossegado que chego a pensar que podes não estar bem… tou ansiosa pela minha próxima consulta (dia 17 de Dezembro), pra me sossegar…. A razão de tanta tristeza é que tudo grita comigo… tudo reclama de mim… eu pensava que estar em estado de graça iria transformar-me numa princesa durante uns mesitos… mas não! Tenho chorado muito porque é a única forma que tenho de tirar esta angústia dentro de mim. Mas nunca me esqueço que podes estar a sofrer com isto e as dores que sinto de vez em quando em baixo da barriga, levam-me a pensar o pior… É que eu já não sou uma jovem… tenho 39 anos e os riscos para a minha saúde se não evitar certas emoções, são muitas… Eu bem tento ignorar, mas é impossível… as coisas que ouvimos acabam sempre por nos afectar…

Vê lá se te aguentas, o.k? Agora que sei que existes não te quero perder!!


Gostas do nome ENZO para rapaz e ÍSIS para rapariga? A tua mana mais velha adora!! Mas continuamos á procura… Quem sabe se não surge algo ainda mais belo…



05 Dezembro de 2005

Na sexta feira fui fazer uma ecografia no Dr. João Carlos. Fiquei um pouco desiludida porque o médico não disse nada de novo… mas por outro lado foi com muita emoção que ouvi o teu coraçãozito… é que nesta fase, por vezes tenho impressão que tudo está mal porque não te sinto… é bom saber que continuas aí!!

Hoje já podes engolir e absorver os fluidos! Ah! seu guloso!! Agora é que vai ser beber á fartasana!! Bem desde que não seja nada alcoólico… eu não me importo!!

A tua mana mais velha anda muito querida comigo…   sinto que ela se preocupa muito connosco… sempre que vou fazer um exame, quer sempre saber como correu. E pior anda preocupada em arranjar-te um nome de menino!!! È que pra menina já sabemos e todos estão de acordo que vais ser ISIS!!!

Sabias que em Viana não há uma única de loja para grávida?!! Pois é … eu e teu pai andamos á procura pelo shopping e… nada! È que não é por nada mas tu já me obrigas a andar apertadita…




12 de Dezembro 2005


Hoje já tens as unhas das mãos a desenvolverem-se e também as cordas vocais… Dito de outra forma, já podes arranhar e falar…  Então a ver se não te esqueces de dar notícias de como andam as coisas por aí porque não penso noutra coisa… Só penso na tua saúde todos os dias e rezo para que saias com muita saúde!

Não vou falar muito hoje porque tou meio triste… Ás vezes magoa-me muito saber que as pessoas que mais gosto não me entendem… Teu papá por exemplo, mesmo estando comigo há já quatro anos, não consegue ver que o meu relacionamento com a tua maninha mais nova é igual ao que seria se ela fosse “biologicamente” minha. Volta e meia, por uma atitude minha ou palavra, acha que eu a descrimino e que não gosto dela como se fosse minha… Quando isso acontece, não consigo controlar a minha tristeza… Só tu podes mudar esta ideia que ele tem de mim!! Porquê? Porque quando chegar a tua vez de educar, só aí é que ele verá que não há diferença nenhuma: fui assim pra tua mana mais velha (que só esteve comigo até aos 3 anos e meio) e com ela fui bastante dura porque ela era muito manhosa, e serei assim contigo até formares uma personalidade educada e com um padrão de valores elevados. Não faço por menos porque é de pequenino que se aprende estas coisas… Acontece que este fim de semana, como todos os fins de semana, as crianças da idade da tua mana mais nova são mais rebeldes, exigem mais atenção e mimos porque há um corte com a escola: são dois dias em casa sem regras! E eles sabem disso muito bem… Quando depois de tossir muito ela falou que lhe doia os ouvidos, depois de já por diversas vezes durante a tarde ter tentado atrair toda a   atenção possível ao teu papá,  é claro que não acreditei… mas não deixei por isso de estar atenta ao assunto…(podia de facto estar alguma coisa a acontecer). Como sempre fui minimizei o assunto porque embora eu acreditasse que depois de uma tosse forte pudesse sentir um estalido nos ouvidos, não estava de todo convencida que lhe doía mesmo muito como ela queria fazer parecer… O teu papá ficou furioso comigo… Achava que lhe estava a desprezar a possibilidade de ela estar a falar a verdade… Pois é… mas são 4 anos com muitas noites brancas passadas ao lado da tua mana mais nova que me ensinaram a ler os sintomas nela… Quando ela realmente está a chocar alguma coisa ela é MUITO DIFERENTE. E estava tão certa que, assim que o papá lhe pos gotas nos ouvidos, a aconchegou junto dele no sofá (foi o que ela pediu a tarde inteira, mas ele não deixou) adormeceu de imediato!! Não há dor nenhuma que passe assim… e de noite, contrariamente ao que seria mais provável quando se dá um inicio de dor de ouvidos, dormiu como um anjo (embora eu estivesse de alerta).

Sabes, aleija muito saber que as pessoas possam achar que lá porque não somos mãe biológica, não amamos da mesma maneira… Quando chegar a tua vez, pode ser que o teu papá entenda e veja melhor as coisas. Assim o espero…

Vais ver que a minha forma de te amar vai passar muito por fases assim… não vou ceder aos teus caprichos… e mostrarei sempre que mentir sobre dores não é correcto porque um dia pode ser a sério e vai ser mais difícil acreditar… e saberás que para ter os meus mimos bastará teres um “bom comportamento” acatando os ensinamentos, fazendo por merecer as coisitas que pedes…

A tua mana mais velha por vezes também não me compreende… já sei que para ela é mais fácil lidar com gente um pouquito mais velha do que Aísha, mas bolas, tem dias que não faz esforço nenhum alegando má disposição!!!  Embora eu não tenha dúvida que ela gosta da pequenita, o teu papá já não pensa o mesmo… e isso dá-me uma tristeza…        



13 de Dezembro de 2005

Hoje ando mais animadita!!! Pudera! Fui buscar os teus exames (a ecografia) e pude constatar que gozas de muita saúde!!! Fiquei felicíssima! E como estamos numa era das novas tecnologias, imagina só que a tua ecografia vem em suporte digital ou seja, em cd-rom!! O teu papá e eu estivemos a ver as tuas “fotografias” no computador… e não há dúvida que apesar de pequenito, és muito fotogénico!! Gostei muito das “poses” que escolheste… Estou a guardar tudo para que vejas logo que chegues por estas bandas…  MUITO MUITO SEXY!!

Ao chegar mostrei tudo á tua mana mais velha. Ela ficou encantada por ver-te com tanta perfeição apesar de ainda seres muito pequenino… Agora até já me pediu o cd pra mostrar no Instituto aos amigos!!! Tas a ficar muito popular!!   Bah! Mas nada de ficar convencido… Apesar de te ver já com algum futuro de TOP MODEL, tens muito tempo pra fazeres o teu BOOK… Além de que, tu ainda não sabes, mas é proibido o trabalho de menores…




28 Dezembro de 2005

 Tenho muito para te contar, mas não tou lá grande coisa hoje… Não sei se o que magoa mais é ver o teu pai “tripado” com a tua mana mais velha, ou se é o facto da tua mana mais velha não fazer um mínimo esforço para se adaptar aos outros evitando conflitos completamente desnecessários!! Sobretudo depois de mais do que uma vez, eu lhe tenha pedido encarecidamente para moderar certas atitudes bruscas que podem ferir quem não estiver habituado a elas e possa entender isso como uma afronta ou provocação ou até falta de afecto!! O certo é que quem acaba por sofrer imenso com estas coisas sou eu… Eu vejo as coisas assim: se eu ralho com a tua mana mais nova, sou eu a dar-lhe educação, não é provocação nem “tripe”! mas se acontecer o mesmo com um adulto, já se trata de uma “pega”. E se for séria, deixa-me destroçada!!! E imagina só que tudo começou por causa da escolha do teu NOME!!! É que se fores menina, já te tinha dito que te chamarias ÍSIS. Pelo menos todos estão de acordo com isso lá em casa!!! Só que ainda não foi escolhido um nome de menino e eu sabendo disso, levei pra casa uma lista de nomes para escolhermos em conjunto. Mas inesperadamente o teu papá disse que se fosses menino, quem escolheria o nome seria ele, logo dando a entender que mais ninguém poderia dar opinião. Tua mana mais velha reagiu mal porque entendeu que não era justo mais ninguém participar na escolha do nome, quando ela já tinha manifestado que gostaria muito de ajudar na escolha! A partir daí foi uma noite dolorosa… Tu viste como chorei… Isto dói imenso… Ainda com o teu tiozito Daniel de Lisboa por cá… foi difícil disfarçar… Já viste, tão pequenino que tu és e já tão presente nas nossas vidas…

Tirando isso, tou a passar uns dias bonitos na presença do teu tiozito… é um doce de pessoa! Gostei também de conhecer a tua avó de Lisboa… Ainda bem que o teu papá resolveu fazer as pazes. Assim, quando nasceres vais poder conhecer toda a família!!!

No dia 17 deste mês fui á minha consulta. A médica utilizou um aparelho para medir os teus movimentos. Foi giro porque passavas o tempo todo a fugir-lhe!!! Analisou as análises que lhe trouxe e disse que tudo indicava que estavas bem e muito saudável!!    



24 de Janeiro de 2006

Olá… já há muito tempo que não escrevia no teu diário… Oras porque ando mais ocupadita… Oras porque ando mais em baixo…

Hoje resolvi começar por te contar como é que anda a actualidade em termos de nascimentos VIPS !!! Pois é… sem sabermos que isso ía acontecer, muitas VIPS vão ter bébés que têm data de “chegada” marcada para a mesma altura que tu!!  Embora os nomes ainda não te digam nada, ficas a saber que a nível INTERNACIONAL vais “chegar” ao mesmo tempo que o bebé da ANGELINA JOLIE( que só este ano resolveu ter um filho biológico), GWEN STEFANI, PRINCESA CAROLINA DO MÒNACO.

A nível NACIONAL, CATARINA FURTADO e  ELSA RAPOSO!

Não te contei ainda como foi a passagem de ano, pois não? Bem foi calmita, passada em casa com a tua “tiazita” Marisa. Fomos buscá-la a Lisboa e permaneceu connosco cerca de 4 dias. Adorei-a e sei que vais gostar muito dela. Apesar de muito frontal, é também muito verdadeira para além de MUITO BONITA!! A tua mana mais velha entendeu-se lindamente com ela… Pudera! São muito parecidas em muitos aspectos! Não me surpreendeu nada…

Já foi tudo embora e já sinto saudades deles…

Olhando agora um pouquinho pró meu diário da gravidez, diz aqui que já chuchas no dedo, engoles e piscas os olhos!! Mas há uma coisa que o meu diário não diz mas que tenho a certeza que já fazes: danças que te fartas na minha barriguita e se até há bem pouco tempo eu me queixava que não te sentia, o certo é que agora é difícil NÃO SENTIR-TE… ADORO!!!

Ah! Vou terminar hoje dizendo-te que o teu papá já decidiu que se fores rapaz vais te chamar ZANDER. Todos lá em casa adoraram a escolha…  





17 de Fevereiro de 2006

Olá ZAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANDER!!!!!

Já sabemos que és menino e a histeria é total!!!  Todos receberam a notícia com muita alegria! Afinal quem é que não vai querer um homem na família quando já há muitas mulheres?!! Ainda não tinha saído da sala da ecografia e já estava a mandar mensagem a todos!!


Agora que já sabemos o que és, já estamos a programar o teu quartito, as tuas roupitas e acessórios… Não faltam ideias sobretudo ao teu papá que anda baboso com a ideia!!

AH! Já agora prepara-te para começar logo de pequenino “a trabalhar” na segurança!! É que o teu papá quer que sejas como ele… que vás com ele aos concertos e outros eventos que ele faça… quer treinar-te para seres um bom operacional… Tou cá pra ver, mas se tiveres jeito e gostares, é lógico que eu vou ficar muito orgulhosa!! No fundo, não escondo que gostava que fosse uma amostra pequena do teu papá…



01 de Março de 2006


Este fim de semana tivemos a visita da tua tia Sílvia e teus primos André e João…

Gostei muito de os ter por cá… foi a primeira vez que estabeleci convívio com esta irmã do teu pai e gostei muito… Aliás, gosto de todos!!

Os teus primitos são uns diabinhos… mas muito muito amorosos…

O teu pai convidou-os a passar cá as férias de verão. Se assim for, já estarás entre nós para conhecê-los….



24 de Maio de 2006

Por esta altura já estou em casa…  O teu pai vai levar todos os dias a tua irmãzita á escola porque eu já mal me consigo deslocar… A data da tua chegada aproxima-se a passos largos e o nervosismo é muito.

Graças á tua avó Florinda, ganhaste uma camita que o teu pai foi hoje buscar a Lisboa e umas roupitas.

A mala que vou levar para o hospital também já comecei a fazê-la. Há que prevenir… É que muito embora esteja previsto o teu nascimento para 17 de Junho, tudo pode acontecer antes dessa data. Depende de ti…

Neste sábado, a médica já me vai dar a carta de apresentação no hospital. Isto porque tu já te viraste e estás já em posição de nascer… Resumindo: estamos todos dependentes, a partir de agora, da tua decisão de ficar mais um pouco ou sair pra ver como é o mundo cá fora! Daí todo o meu nervosismo e ao mesmo tempo algum medo de que algo possa correr mal… é normalmente esta altura que a futuras mães mais receiam…

Ah! Já me esquecia de te dizer: nesta data já pesas dentro de mim 2500kg!! Este era o peso da tua mana mais velha á sua nascença…      



27 de Maio 2006


Hoje, sábado fui novamente á consulta… Fiquei a saber que o exame conhecido por CTG servia para avaliar os teus movimentos e também através deles saber se está na hora de nasceres…

Inicialmente assustada porque a Dra. estava a dizer que a perda de líquidos não era um bom sinal, viemos a constatar pela ecografia feita, que era falso alarme.

A médica falou amenamente comigo dizendo que embora a data estivesse próxima, não havia necessidade de marcar a minha estada no hospital…

Mas ao chegar a casa, reparei que tinha sangrado e em pânico telefonei á médica pra saber o que isso significava. Respondeu que o útero estava a abrir e que TU estavas a preparar-te para nascer… Não vou dizer que não estou nervosa: pelo contrário! Sei que a partir de agora TU é que mandas… E quem sabe se já esta noite vou poder olhar para ti… Quem sabe…

Por muito estranho que pareça, precisamente hoje que dás sinal que queres nascer, o teu pai anda numa fúria e mau humor comigo que me tem fragilizado o dia todo! Logo hoje que precisava de tudo menos disso…





5 de Junho de 2006


Já nasceu a bebé da Catarina Furtado e da Angelina Jolie… Agora estes nomes não te dizem nada, mas não tardará muito a saberes que se tratam de pessoas famosas que resolveram também ter bebé no mesmo ano em que tu vais nascer.

Enquanto isso eu continuo á espera…

Pensei que pudesses nascer antes da data prevista até porque o meu corpo já estava a dar sinais de que entraria em breve em trabalho de parto… mas não. A tua mana mais velha pensou até na possibilidade de nasceres na mesma data do seu aniversário (31-05)… mas também não.

Confesso que estou ansiosa por te ver mas quero acima de tudo que venhas na tua horinha… sem pressas nem vagares… Com muita saúde e sob uma estrelinha muito boa para que te proteja e te dê muita sorte na tua vida.


9 de Junho 2006



Hoje começou o MUNDIAL DE FUTEBOL…


Pensei cá pra mim que talvez quisesses assistir á grande abertura dos jogos… mas não. Ainda estás aí muito calmo a curtir, aos soluços e pontapés na minha barriga! Será que preferes ver o 1º jogo da nossa selecção que é domingo contra a Angola? Quem sabe…

Mas da minha parte confesso que se o teu papá não conseguir regressar de Lisboa até lá, prefiro que esperes um pouquito mais para que ele esteja presente… Sei que vou precisar muito do seu afecto e apoio quando a hora chegar.

Entretanto a tua mana mais nova resolveu mandar vir uma varicelazita que é pra complicar tudo cá em casa. Entrei em paranóia por tua causa e não fosse o excelente apoio da tua mana mais velha, tudo teria sido mais difícil para mim.



13 de Junho 2006


È já amanhã que nos vamos conhecer… Pelas 9:00 h da manhã, darei entrada no Hospital…

Estou muito ansiosa e ao mesmo tempo cheia de medo… medo que alguma coisa corra mal… Mas tu vais me ajudar, certo? Temos de ser uma boa equipa agora que chegamos á FINAL!!

Até amanhã meu bebé!





14 de Junho de 2006


Eram 9:00h da manhã quando dei entrada no Hospital de Viana. Depois do preenchimento de formulários e um chek up rápido, concluíram que de facto já estava na hora…

Fui para uma sala, na companhia do teu pai, para mais um exame á minha barriga. Durante 20 min. Ouvimos continuamente as batidas do teu pequeno coração. O teu pai gravou esse momento.

Depois fui transferida para a sala de partos. Estivemos na sala nº 2 do bloco. Aqui a espera foi longa. Havia que te trazer ao mundo e tu não estavas lá muito receptivo a isso… Então lá estive eu longas horas á espera, entubada com soro e oxigéneo. O teu pai entrava e saía do Hospital sempre com a expectativa de que a HORA estaria próxima… mas já eram 19h e tu ainda não davas sinal de querer nascer… Foi então que decidi mandar teu pai para casa porque tudo era incerto e corria o risco de estar ainda á espera por muito tempo… e como tanto ele como eu não tínhamos dormido nada na noite anterior, achei por bem que ele partisse… e assim foi.

Poucos minutos depois do pai ter partido, comecei a pedido da enfermeiro a fazer exercícios para te ajudar a sair… Conforme o pedido, sempre que sentia uma contracção, puxava com quantas forças tinha… e em pouco tempo o corpo começou a ceder… Numa fracção de minutos vejo um grande reboliço á minha volta: 2 médicos assistentes e 2 enfermeiras! Percebi que a hora tinha chegado. A pedido dos médicos puxei com toda a força… tinha um médico á tua espera e outro a fazer força na barriga para que tu descesses… senti que estavam a colocar a ventosa e no segundo puxão já estavas cá fora…

Assim nascias ás 19:55h do dia 14-06-2006, na sala de partos nº 2 do Hospital de Viana. És do signo Gémeos com ascendência em Capricórnio.

Assim que te alcancei com o olhar, as lágrimas tomaram conta de mim… A minha primeira preocupação foi saber se eras perfeitinho e se eras de facto… menino!! É que os enganos acontecem…

Dali, e depois de te limparem e vestirem, seguimos para a enfermaria: eram 22:30h. Estava exausta e cheia de fome e sede!! Assim que me perguntaram se queria um copo de leite e pão, aceitei logo e comi desenfreadamente como se tivesse estado dias sem comer.

Não conseguia deixar de olhar para ti… Eras lindo de morrer… Pensava no teu pai que não estava ali… Na dávida de Deus… e no meio de tanto cansaço, foi mais uma noite sem dormir… mas desta vez pela felicidade de te ter finalmente ao meu lado!

   
     

sexta-feira, 15 de abril de 2016

VAIS VENCER



Ouve o que te digo. Vais vencer!

Ele vai andar aí a pregar-te partidas. Uns cabelitos vão cair porque ele não se faz de rogado e quer te derrubar. Vai medir forças contigo todos os dias. Vai te fragilizar o corpo e a alma. Vai provocar-te lágrimas de revolta. Ah! mas esse senhor que o diabo o leve. Havemos de o fazer desaparecer. Porque tu vais vencer!

Vais acordar com vontade para lutar. Noutros de fugir. Vais ver o mundo de pernas pró ar, para depois ganhar forças e voar. Uns dias sentirás o chão a sumir, noutros ganharás chão por descobrir. Mas tu, amiga, vais vencer!

Porque tu és luz que não apaga. És a força que não conheces em ti. Um gigante feito mulher, que não desvanece com uma batalha.  E não haverá tempestade que te leve a desistir. Olha as árvores e vê como resistem aos ventos. Observa a resiliência da água que contorna os obstáculos  e corta a pedra que se mete no seu caminho... O poder está em ti. Só em ti. E tu,  amiga, vais vencer!

Lembra-te  que a vida só manda para a guerra seus melhores soldados e que cada etapa engrandece a tua alma, enobrece o teu ser. Torna-te inigualável. Invencível. Única.

Neste palco não há ensaios, nem guiões e nele caminhamos cegos para o improviso. E neste teatro da vida, parte uma perna miúda…

Porque ouve bem o que te digo...

Tu vais vencer!

quarta-feira, 30 de março de 2016

"ELES TÊM AS ARMAS, NÓS TEMOS AS FLORES"






Quando ocorreram os atentados de Paris, um diálogo entre pai e menino junto às flores depositadas ao Bataclan, haveriam de me marcar para sempre. O menino questionava o pai sobre essas pessoas más que matavam. “...mas papá, dizia ele, eles têm armas”  Sim filho. Eles têm as armas, e nos temos as flores”. Tenho pena, muita pena mesmo, que este homem não seja um líder mundial. Porque é de gente assim que o Mundo precisa para colocar seus destinos. Mas há poder maior que as flores? Que responder ao terrorismo, sem violência, sem ódios? Há maior força do que a união e vontade, através do amor pela humanidade e em nome dela, reunir esforços para combater este mal, sem lançar uma única bala?

O problema deste terror não é a religião. Não é a etnia. Não é de políticas de esquerda ou direita. O problema deste terror está na maldade humana. No ódio, na ganância e na vingança. Na luta pelo poder. E são estes que reduzem o ser humano aos seus instintos mais perversos.

Terroristas foram todos aqueles que promoveram a guerra, a matança de inocentes, muito antes destes, por interesses económicos e estratégicos. São esses que têm hoje sangue nas mãos  de cada vez que deflagra uma bomba, por há 100 anos atrás ousarem matar para dominar um povo. Em nome de quê o fizeram? Não foi de Alá de certeza… Contudo, a chacina não teve oponentes. Que legitimidade tem o Ocidente, agora, de reclamar contra terrorismo que eles próprios fomentaram?

A hipocrisia atingiu o ponto de estarmos rodeados pelo medo e ninguém assumir que a culpa é nossa. E sem reconhecer este erro, jamais conseguiremos acabar com o terror. Porque o terror só termina, quando houver humildade para entender que a guerra não se combate com guerra. E que essa guerra fomos nós que a começamos.

Eles têm as armas, nos temos as flores. Temos o poder de os radicalizar, um a um, pelo bem, pelo respeito pelas culturas, pelo povo, pela nação, pela paz. Mostrar que evoluímos e aprendemos com os erros. Que soubemos corrigir o próprio mal que criamos. Neles.

segunda-feira, 21 de março de 2016

SOMOS TODOS IGUAIS






Não és o centro do Mundo só porque te passeias num bom carro. Não tens mais pinta porque veste Armani ou  calças Prada. Nem sequer és mais agradável porque cheiras a Hugo boss. Não, não és especial, porque conseguiste aquele emprego de topo em que mandas nos outros e ganhas acima da média para o  fazer.

Porque o Mundo, se olhares bem para ele, está-se pouco lixando para aquilo que tu julgas ser. O sol acorda todos os dias brilhando para todos, com a mesma intensidade. Não aquece mais uns que outros. Não ilumina só os que se julgam mais ilustres. A chuva, quando vem, não se desvia de ti. Nem consegues passar por entre os pingos. O vento quando sopra, vem em todas as direcções e onde quer que estejas, as rajadas não serão mais suaves porque estás ali, na esplanada a tomar o teu martini. Os pássaros, não cantam mais à tua passagem, nem as flores florescem porque tu existes. O Mundo acorda todos os dias igual para todos.

Então não andes por aí a pavonear-te como se fosses uma ave rara. Como se valesses mais que o padeiro ou a mulher da limpeza. Porque acredita, sente-se mais a falta de quem limpa e faz pão, do que aquele sentado num cadeirão.

Quando tiveres esses surtos de grandeza, em vez de gastares dinheiro numa viagem ao Dubai, ou às Caraíbas, visita cemitérios. Poupas dinheiro. E verás que gente como tu acaba exactamente como gente como eu: morto, com sete palmos de terra em cima, sem prestígios, sem destaques, sem glórias... 

Porque aos olhos do Mundo, somos todos iguais.

terça-feira, 8 de março de 2016

TODOS OS DIAS SÃO TEUS





Todos os dias é teu dia, mulher. Todos os dias são pra lembrar que nasceste para ser amada e não magoada. Todos os dias são dias de lembrar tuas lutas, tuas derrotas que sabiamente transformas em sabedoria. Todos os dias, mas mesmo todos, é dia de receberes oceanos de beijos e abraços pelo altruísmo com que abençoas tua família que pões sempre em primeiro lugar. Não há dia que não seja teu dia de seres tratada como uma princesa por nunca faltares aos que amas. São teus todos os dias, por seres tudo numa pessoa só, sem reclamar, e de sorriso posto para que não notem teu cansaço.

Sim, todos os dias são teus, porque geras vidas, dás vida, e sem ti, nenhuma vida teria sentido.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

OBRIGADO!



Hoje acordei com vontade de agradecer. E se há pessoas que precisam que se decrete um dia especial, a mim basta-me a vontade de o fazer.

Apetece-me agradecer à vida, que não me poupou de adversidades. Agradecer por ter sido dura comigo, por me ter dado os piores desafios. Pelas enchentes lágrimas carregadas de raiva e medo. Pelos maremotos, holocaustos e terramotos criados em mim. Pelas cinzas em que me transformou sem piedade. Pela força que fez nascer e que desconhecia em mim. Que me fez imortal capaz de rasgar mares, cruzar fogo. Pela violência dos seus ensinamentos, que me deixou vezes sem conta sem ar… quase a apagar…

Agradeço aos meros conhecidos, que me deram a mão, sem hesitar… Que me surpreenderam pelo humanismo. Que se fizeram aliados sem pedir nada em troca. Que me mostraram que há gente que vale a  pena. Que nem toda a humanidade está perdida. Que há anjos na terra.

Agradeço aos amigos, esses eternos irmãos da vida, que nunca se esquecem. Que mesmo longe, outros perto, sem os ouvir todos os dias, mostram que estão lá sempre que preciso. Mesmo sem precisar. Estão lá para o que der e vier. Atentos a tudo apesar de estarem em caminhos e lutas diferentes.

Agradeço à minha família que me dá razão para viver e nunca desistir… por eles… por mim.. Que me lembram todos os dias que as melhores coisas não são coisas, são gente que mora em mim.

Agradeço aos meus pais por este legado precioso de perseverança, coragem e resiliência que me ajudaram a desbravar a vida.

Porque vida trouxe-me a força. Porque os “desconhecidos” confirmaram-me a lei do retorno no Universo. Porque os amigos são a mão invisível que me ampara. Porque a família são a união dos afectos que me protegem. Os pais a bíblia por onde me guiei...

Agradeço a todos,  porque graças a todos,  sou hoje quem sou.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

HÁ DIAS ASSIM


Há dias em que acordas e a única coisa que te apetece dizer é “foda-se”. E aí percebes que precisas de muita força para não desabar. Tu que até não te deixas abater facilmente, que até estás sempre a levantar os outros que caem à tua volta, estás hoje no chão.

Há dias assim... em que te sentes derrotada pela vida. Em que tudo parece não fazer sentido. Questionas as razões. Tentas compreender os motivos, e a única coisa que parece claro na tua cabeça, é que falhaste nalgum lugar, nalgum momento. E só te apetece dizer “pró diabo isto tudo!

E é quando tens de ir buscar o soldado que há em ti e lutar. Com todas as forças que tens e as que não tens. Porque a vida é feita de lutas que, quantas mais tens, mais te defendem do que há de  vir. Porque virá. Podes ter a certeza disso. Este mundo é feito de batalhas constantes contra tudo, contra todos, contra nós. Lutas que te fortalecem e te tornam irremediavelmente diferente a cada dia que passa.

Depois virá a preciosa bonança. Aqueles intervalos maravilhosos que vais fazer o favor de desfrutar exaustivamente como se fosse o último, porque pode até o ser…

E vais ver, depois de um bom foda-se e uma boa dose de atitude certa, a vida melhora.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

GENTE FELIZ TAMBÉM CHORA




Se ouvires por aí, que ser feliz é estar em êxtase todos os dias, vai por mim. Não acredites. Porque gente feliz também chora. Grita. Desanima. Frustra. Porque gente feliz sabe que a vida não é toda igual. Que uns dias tudo brilha, outros é escuridão. Podes ser muito feliz e ter dias menos motivantes, momentos menos bons. Por isso se te sentes hoje "assim assim" em vez de óptima; se "vais andando" de tempos a tempos, em vez de sentires-te maravilhosamente bem, tu não tens  um problema de falta de felicidade. A felicidade é mesmo assim.

Ser feliz é intrínseco. Não depende do exterior, mas só de ti. O que te rodeia, se tu fores capaz de ser feliz, só te condiciona por momentos para uma sensação de maior ou menor felicidade. Ser feliz começa em nós, na nossa capacidade de amar-nos acima de tudo. Acima do universo. Acima de qualquer ser. Gostar de nós ao ponto de não deixar que nada altere esse sentimento ou o faça perder. E é essa paixão que fará de ti alguém muito ou pouco feliz consoante a intensidade desse sentimento. 

Porque pessoas felizes vêm felicidade em tudo e mesmo que não tenham nada, vão continuar felizes porque se têm a elas. Pessoas felizes, sabem que nada as pode tornar infelizes porque elas simplesmente não deixam: acabam com as relações de que não gostam; mudam de profissão que não as realiza; dizem "não" a tudo que as desagrada; não mudam por ninguém. Mas mudam tudo o que está mal à volta delas para continuarem felizes. Pessoas felizes, continuam felizes, mesmo rodeadas de idiotas, porque sabem que eles só vão permanecer ali, até quando elas deixarem. 

Sozinhas ou acompanhadas, pessoas felizes não acordam todos os dias com o mesmo humor. Com a mesma vontade. Com o mesmo olhar sobre a vida... sobre as pessoas... sobre as coisas. Acordam ora nostálgicas, ora eufóricas mas são felizes porque se sentem bem com elas próprias e sabem... que um dia é assim, noutro já não.

Porque felicidade não é tesão nem excitação. É um sentimento profundo de paz e serenidade. Um bem estar quase inexplicável feito de pequenas coisas que emanam de dentro de nós. É um estado de espírito de aprendizagem e sabedoria, conquistado por poucos, porque poucos compreendem onde ela está...