quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

OBRIGADO!



Hoje acordei com vontade de agradecer. E se há pessoas que precisam que se decrete um dia especial, a mim basta-me a vontade de o fazer.

Apetece-me agradecer à vida, que não me poupou de adversidades. Agradecer por ter sido dura comigo, por me ter dado os piores desafios. Pelas enchentes lágrimas carregadas de raiva e medo. Pelos maremotos, holocaustos e terramotos criados em mim. Pelas cinzas em que me transformou sem piedade. Pela força que fez nascer e que desconhecia em mim. Que me fez imortal capaz de rasgar mares, cruzar fogo. Pela violência dos seus ensinamentos, que me deixou vezes sem conta sem ar… quase a apagar…

Agradeço aos meros conhecidos, que me deram a mão, sem hesitar… Que me surpreenderam pelo humanismo. Que se fizeram aliados sem pedir nada em troca. Que me mostraram que há gente que vale a  pena. Que nem toda a humanidade está perdida. Que há anjos na terra.

Agradeço aos amigos, esses eternos irmãos da vida, que nunca se esquecem. Que mesmo longe, outros perto, sem os ouvir todos os dias, mostram que estão lá sempre que preciso. Mesmo sem precisar. Estão lá para o que der e vier. Atentos a tudo apesar de estarem em caminhos e lutas diferentes.

Agradeço à minha família que me dá razão para viver e nunca desistir… por eles… por mim.. Que me lembram todos os dias que as melhores coisas não são coisas, são gente que mora em mim.

Agradeço aos meus pais por este legado precioso de perseverança, coragem e resiliência que me ajudaram a desbravar a vida.

Porque vida trouxe-me a força. Porque os “desconhecidos” confirmaram-me a lei do retorno no Universo. Porque os amigos são a mão invisível que me ampara. Porque a família são a união dos afectos que me protegem. Os pais a bíblia por onde me guiei...

Agradeço a todos,  porque graças a todos,  sou hoje quem sou.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

HÁ DIAS ASSIM


Há dias em que acordas e a única coisa que te apetece dizer é “foda-se”. E aí percebes que precisas de muita força para não desabar. Tu que até não te deixas abater facilmente, que até estás sempre a levantar os outros que caem à tua volta, estás hoje no chão.

Há dias assim... em que te sentes derrotada pela vida. Em que tudo parece não fazer sentido. Questionas as razões. Tentas compreender os motivos, e a única coisa que parece claro na tua cabeça, é que falhaste nalgum lugar, nalgum momento. E só te apetece dizer “pró diabo isto tudo!

E é quando tens de ir buscar o soldado que há em ti e lutar. Com todas as forças que tens e as que não tens. Porque a vida é feita de lutas que, quantas mais tens, mais te defendem do que há de  vir. Porque virá. Podes ter a certeza disso. Este mundo é feito de batalhas constantes contra tudo, contra todos, contra nós. Lutas que te fortalecem e te tornam irremediavelmente diferente a cada dia que passa.

Depois virá a preciosa bonança. Aqueles intervalos maravilhosos que vais fazer o favor de desfrutar exaustivamente como se fosse o último, porque pode até o ser…

E vais ver, depois de um bom foda-se e uma boa dose de atitude certa, a vida melhora.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

GENTE FELIZ TAMBÉM CHORA




Se ouvires por aí, que ser feliz é estar em êxtase todos os dias, vai por mim. Não acredites. Porque gente feliz também chora. Grita. Desanima. Frustra. Porque gente feliz sabe que a vida não é toda igual. Que uns dias tudo brilha, outros é escuridão. Podes ser muito feliz e ter dias menos motivantes, momentos menos bons. Por isso se te sentes hoje "assim assim" em vez de óptima; se "vais andando" de tempos a tempos, em vez de sentires-te maravilhosamente bem, tu não tens  um problema de falta de felicidade. A felicidade é mesmo assim.

Ser feliz é intrínseco. Não depende do exterior, mas só de ti. O que te rodeia, se tu fores capaz de ser feliz, só te condiciona por momentos para uma sensação de maior ou menor felicidade. Ser feliz começa em nós, na nossa capacidade de amar-nos acima de tudo. Acima do universo. Acima de qualquer ser. Gostar de nós ao ponto de não deixar que nada altere esse sentimento ou o faça perder. E é essa paixão que fará de ti alguém muito ou pouco feliz consoante a intensidade desse sentimento. 

Porque pessoas felizes vêm felicidade em tudo e mesmo que não tenham nada, vão continuar felizes porque se têm a elas. Pessoas felizes, sabem que nada as pode tornar infelizes porque elas simplesmente não deixam: acabam com as relações de que não gostam; mudam de profissão que não as realiza; dizem "não" a tudo que as desagrada; não mudam por ninguém. Mas mudam tudo o que está mal à volta delas para continuarem felizes. Pessoas felizes, continuam felizes, mesmo rodeadas de idiotas, porque sabem que eles só vão permanecer ali, até quando elas deixarem. 

Sozinhas ou acompanhadas, pessoas felizes não acordam todos os dias com o mesmo humor. Com a mesma vontade. Com o mesmo olhar sobre a vida... sobre as pessoas... sobre as coisas. Acordam ora nostálgicas, ora eufóricas mas são felizes porque se sentem bem com elas próprias e sabem... que um dia é assim, noutro já não.

Porque felicidade não é tesão nem excitação. É um sentimento profundo de paz e serenidade. Um bem estar quase inexplicável feito de pequenas coisas que emanam de dentro de nós. É um estado de espírito de aprendizagem e sabedoria, conquistado por poucos, porque poucos compreendem onde ela está...