sexta-feira, 6 de novembro de 2015

QUEM AMA FICA



Acho graça às modas sobre uma suposta beleza feminina que faz uso de tudo o que é articial, para supostamente as tornar mais desejadas: cílios postiços; extensões de cabelos postiços; rabos postiços; mamas postiças; lábios adulterados; maquiagens transformadoras... A ponto de, se por ventura virmos a criatura em causa sem artifícios falsos, nem sequer a conseguir-mos identificar! E logo me pergunto, se mesmo elas, não se assustam pela manhã depois do banho... 

Na juventude, naquela idade difícil da adolescência, fui alvo de imensos comentários, nem sempre agradáveis. Quando me viam, fosse mulher ou homem, ao invés de me cumprimentarem com um "olá estás boa?", olhavam para mim e diziam: Ai miúda, estás tão magrinha!!!" E diziam-no num tom tão "preocupado" que me abalava achando-me horrivelmente esquelética! Outros, por pura maldade, diziam que "puxava ao pai". E ainda, um namorado " estás a engordar para a espinha" e colegas "esta para se abrigar da chuva basta-lhe um fio da luz"! Contudo, nunca me deixei contaminar por imposições físicas. Talvez já seja intrínseco, mas logo cedo criei anticorpos que ainda hoje utilizo e que me tornaram imune a qualquer observação feita a minha embalagem! 

Por isso, hoje, por não me enquadrar nos padrões de beleza considerados ideais, teria todos os motivos e mais alguns para querer transformar-me de cima a baixo. Mas no entanto, quando me confrontam, minha opinião é peremptória: mulher que se ama, não se transforma naquilo que não é. E amar significa aceitar-se. Significa valorizar-se por um todo e não por apenas parte. Porque não somos só capa de um livro. Somos história também. E não vale a pena usar de todos os artifícios para mudar a aparência, sem cultivar o conteúdo. Porque, por muito que se esforce em pensar o contrário, o que é por fora, prenderá por minutos. O que transparece por dentro, aprisionara por uma vida. 

Quando mudar alguma coisa, tenha a certeza que o faz apenas por si e apenas pelo seu bem estar. Porque se o fizer pensando agradar a outros, por insegurança e medo de perder seu companheiro, estará a perder dinheiro e tempo. Porque nosso é aquele, até quando o coração o permitir. Até quando a vontade existir. E de nada lhe servirá todas essas mudanças, se o sentimento se perder. E verá que quando ele partir nem sequer será por uma mais bela... 

Porque na verdade, quem ama fica... Seja com celulite, seja com rugas, seja com flacidez, seja como for... Quem ama fica sempre, porque o amor vem de dentro e não de fora.

Sem comentários:

Enviar um comentário